Status actual…!

Passado duas semanas (que mais parece um mês) da minha ida às urgências do Hospital de Santa Maria… de várias análises, de uma Eco,  uma TAC e ainda antibiótico… posso dizer que estou um pouco melhor! Segundo me disseram trata-se mesmo de uma rânula mas nada de pedra!
As glândulas desincharam bastante mas não totalmente.

A minha pessoa ainda de glândulas inchaditas...

A minha pessoa ainda de glândulas inchaditas…

Explicando de uma forma simples, a falta de saliva provocou a obstrução dos canais… e a saliva em vez de sair fica presa nas glândulas o que provoca o inchaço e a dor.

Então e agora?
Agora é esperar pela consulta de Otorrinolaringologia para decidirmos o que fazer a seguir: se operamos ou se faço medicação… ainda não sei!
O que sei é que se voltar a inchar tenho de ir logo para a urgência porque o inchaço na língua pode ser realmente perigoso e posso mesmo ter dificuldades em engolir ou pior… respirar!

Até lá tenho ordens para consumir bastante limão para tentar estimular a saliva e ver se consigo sozinha desobstruir os sacanas dos canais… o problema é que tenho a boca tão, mas tão sensível que colocar sumo de limão na boca é quase como colocar um ácido corrosivo!

Comer é igualmente “divertido”! Nunca sei o que consigo comer… ou porque não tenho saliva e é muito seco, ou porque é muito acido e não aguento a dor que me provoca!
No outro dia fiz um golpe a mastigar uma batata frita… pois!

Claro que esta aventura ainda é muito recente e daí também ainda sentir tantas dores. Por experiência sei ainda vai demorar um bom tempinho a voltar tudo ao normal.

O lado bom é que já consigo falar!
Aaaaah e tenho ordens médicas para comer muitos rebuçados de limão … e muito geladinho também! Ordens médicas são ordens médicas…
Heheheh! 😀

Terapia felina... e peluda :P

Terapia felina… e peluda 😛

2 thoughts on “Status actual…!

  1. Liéje Gouveia diz:

    Sonia, sou brasileira moro em Maringa no Paraná e lendo as suas anotações decidi pela diálise peritonial. Agradeço imensamente por ter lido as suas observações e estou bem contente em não estar fazendo hemodiálise. Torço pela sua recuperação em cada um dos sustos que você leva. Lieje Gouveia

  2. Jennifer Gonzaga diz:

    Sonia, eu fui diagnosticada com insuficiência renal há dois anos e eu adoro o seu blog, ler os seus relatos e fez perceber que é realmente possível viver feliz e com qualidade mesmo tendo que enfrentar a hemodiálise e outros desafios da doença. Torço muito por você!!
    Beijos

Deixe uma Resposta

