A culpa é do iodo radioactivo…

Eu não seria eu sem as minhas aventuras…

Tudo começou com o iodo radioactivo. Quando tomei o belo do comprimidinho

Comprimido de iodo radioactivo em frasco de chumbo...

Comprimido de iodo radioactivo em frasco de chumbo…

achei que ia acordar no dia seguinte magnifica e a brilhar… mas afinal não… acordei foi com uma valente dor de cabeça, enjoada e com as glândulas salivares inchadas… tipo hamster (mas desta vez sem os pêlos)!
Me...

Supostamente para tal não acontecer eu teria de beber litros e litros de limonada para ajudar o iodo( que se acumula na zona da tiróide e glândulas) a sair… mas aqui o grande problema é que eu não podia! Se bebesse os 2 litros de limonada que me davam por dia… teria de ir a correr imediatamente (ao fim do primeiro jarro) para a hemodiálise… seria um balão de água com pernas!
Embora a radiação não tenha sido muito grande, o problema é que ficou no local muito tempo e como tal deixou-me o magnifico presente… a falta de saliva e o inchar das glândulas quando comia.

Ao longo deste tempo queixei-me várias vezes sobre o assunto… comer é muito difícil sem saliva. A resposta imediata dos médicos é “Aah bebe mais àgua” ou “Come mais fruta e mais molhos…” Tudo isto era muito bonito se não fosse eu insuficiente renal em diálise peritoneal completamente dependente da diálise uma vez que não urino desde 2008! Aah pois é! E a verdade é que por ser uma doente “complicada” muitos preferiam nem chegar perto.

Como já me é habitual acabei por me adaptar a esta nova condição que dizem ser “passageira” (já me dizem isso à 2 anos..) o truque que arranjei foi o de ter sempre comigo algo para beber quando como. Se comer algo como pão… dou uma trinca e coloco um pouco de água na boca para conseguir mastigar, caso contrário posso-me engasgar porque vou tentar mastigar e o pão não se desfaz…

A primeira vez que pedi ajuda especializada a resposta do médico (otorrinolaringologista) foi “Mas eu não percebo nada de glândulas salivares, eu sou um cirurgião!” e acabou por me passar um medicamento para a alergia que se desfaz… debaixo da língua… com saliva que eu não tenho… Pois! Resumindo, como é óbvio, os comprimidos não se desfaziam e eu lá continuei com alergia e sem saliva!

Felizmente encontrei ajuda na minha médica de diálise e no meu dentista que me prescreveram algumas coisas para ajudar a minha situação.

E até à passada sexta-feira tudo ia andando na sua normalidade possível… com muito pouca ou nenhuma saliva , as glândulas continuavam a inchar mas já não doíam tanto e acabavam por desinchar quando terminava de comer.

Na passada sexta comecei com dores fortes e notei que tinha a parte do lado direito inchada. Achei que era uma “daquelas” fases chatas mas que eventualmente passava… No sábado acordei ainda mais inchada e cheia de dores, e desinchar nada…
Autchie!
No domingo já estava a desesperar e já estava a ver que tinha de ir ao hospital! Já me doía o maxilar, a língua… todo aquele lado da cara me doía! Quando dei por mim já estava com uma enxaqueca brutal… e em desespero decidi (feita parva) tomar um medicamento mais forte para as dores… o Tramal! Tomei apenas metade e realmente aliviou as dores… mas o meu estômago e esse medicamento não se dão muito bem e passei o resto da tarde a vomitar. Oooh yay…!

Na segunda lá fui eu cheia de dores falar com a minha médica que se assustou assim que viu a minha língua… eu parecia (e pareço) uma estrangeira a falar… como tenho um dos lados da língua (as glândulas) inchado às vezes nem se percebe muito bem o que digo…

Claro que fui enviada de imediato para a urgência.

Urgência HSM

Colocou-se a hipótese do médico “picar” aquele alto de baixo da língua mas primeiro quis fazer uma eco para perceber melhor o que se passava e já agora umas análises também.

Na eco foi outra aventura… o médico perguntava-me “…mas de certeza que lhe removeram a tiróide toda?” e eu “Sim, tenho a certeza!! Já me confirmaram isso várias vezes!! ” Não me lembrei de na altura lhe dizer que levei pedaços dela (da tiróide) pessoalmente para o IPO… hehe!
Ás tantas começo a vê-lo com um ar intrigado e sai disparado a chamar uma colega para lhe confirmar o que ele via… então basicamente o que estavam a ver é que realmente as glândulas  do lado direito pareciam inchadas mas o que era estranho é que eles viam algo por detrás de uma delas… diziam que não percebiam o que era, falavam numa massa… e depois que lhes parecia um hematoma. Agora como é que isso é possível naquela zona se eu não fui operada recentemente nem levei uma pancada? Depois já diziam que a glândula estava normal e que o alto era o hematoma… uma confusão, mas com a eco apenas não se conseguia ver, teria de fazer outros exames!

Depois de todos os exames feitos voltei ao gabinete onde o médico me esperava com um ar preocupado. Os meus valores de hemoglobina estavam (para não variar) muito baixos e a eco não tinha sido muito conclusiva. Segundo o que o médico me disse parece ser uma “Rânula” (whatever that means)! Ou seja ao longo destes anos com a falta de saliva foram-se acumulando “resíduos” nos canais das glândulas (cristais de saliva) e tal como acontece nos rins… também alí se pode formar pedra … sim pedra!
Ou seja, para já não me fizeram nada, se mexessem agora não iam conseguir remover tudo! Como tal passou-me antibiótico de prevenção, apenas para não inflamar e para a semana vou fazer uma TAC para vermos melhor o que se passa. E depois? Bom supostamente agora o tal “bloqueio” irá formar uma “cápsula” à volta e mais tarde terei de ser operada para a remover, mas aqui o dito bloqueio já sairá por inteiro.

Claro que assim que ligaram para a minha médica da diálise para lhe contar o que se estava a passar e lhe contaram os valores de hemoglobina… ela pediu logo para que me enviassem para a imunohemoterapia para levar uma transfusão de sangue.
Típico meu, vou para uma urgência de otorrinolaringologia e acabo na imunohemoterapia a levar transfusões de sangue…

Para já continuo inchada e com dores mas a parte  difícil mesmo é o comer.
O que me vai aliviando as dores (mais que o fraquinho do paracetamol) são os preciosos saquinhos de gelo encostados à cara… que o meu querido (e atento) maridinho se lembra de ir colocando no congelador depois de eu adormecer. ❤ E assim quando eu acordo… surpresa!!! Saquinhos geladinhos para mim ❤ Love is in these little details ❤ (Thanks Love!)
Ice, ice baby!

Não está a ser nada agradável…. porque para já continua tudo igual, inchado e dorido!
Mais uma vez tenho de ter paciência e esperar que a medicação faça efeito!

NEED MORE DRUGS… thank you!

…Só eu mesmo!

3 thoughts on “A culpa é do iodo radioactivo…

  1. Lieje Gouvei diz:

    Querida Sônia, depois de ler o seu blog tomei a decisão de fazer diálise peritonial com a máquina cicládora! Coloquei o cateter e ele virou, não ficou no local adequado ao procedimento, resultado estou no hospital para implantar outro e saio hoje do hospital! Mas não esmoreci pois sabia que estava escolhendo o melhor pra mim no momento!
    Admiro-a demais pelas informações e dicas que presta!
    Tenho 55 anos e sou juíza de direito em Maringa! Quando vier ao Brasil, Paramá minha casa e o quarto de hóspedes está a sua disposição e ao seuarido também! Fica confiante como sempre! Abraços Liéje Gouveis

    • Querida Lieje… Nem sei bem o que lhe diga. O seu comentário encheu-me o coração! Fico mesmo feliz por saber que o meu blog está a chegar a quem precisa e a ajudar de alguma forma, esse é o meu objectivo!! Já que tenho de passar por todas estas experiências então que sirva para aprender com elas e ajudar os outros. Como se está a sentir agora? Já lhe recolocaram o cateter? Eu desta vez tive sorte e o meu ficou no sitio desde o primeiro dia… Mas já me aconteceu também o dito cateter se deslocar… É uma chatice mas acontece. O importante é ter calma, seguir em frente e lutar sempre pelo que é melhor para si no momento. Temos de ter muita coragem mas também temos de conseguir encarar as coisas com alguma “naturalidade”… Por agora a diálise faz parte do”nosso” mundo! Muito obrigada pelas suas palavras e obrigada de coração pela sua oferta! No que eu a puder ajudar… Conte comigo! Um beijinho muito grande cheio de muita coragem… Da sua amiga Sónia

Deixe uma Resposta

